Blog

Home > Blog > Sem categoria > Como dar treinamento para funcionários?

Como dar treinamento para funcionários?

Para dar treinamento para funcionários a empresa deve estudar e entender seu público, descobrir os s déficits da empresa que necessitam de atenção, definir os profissionais que devem receber o treinamento, estabelecer os objetivos e os temas de cada treinamento e os assuntos de cada aula.

O treinamento corporativo é uma prática educacional corporativa voltada para o desenvolvimento de habilidades específicas dos funcionários, relevantes para suas funções dentro da empresa e seus objetivos estratégicos.

Os treinamentos empresariais, ministrados pela própria organização ou por profissionais, têm como foco desenvolver o lado profissional do colaborador, tornando-o mais engajado e motivado, aumentando assim a produtividade e trazendo melhorias também para a empresa.

O treinamento pode ser para qualquer tipo de funcionário, desde funcionários de nível inferior até aqueles em níveis de liderança e, quando bem feito, pode ter uma variedade de benefícios, como os que você verá abaixo.

Como fazer um treinamento corporativo?

Para fazer um treinamento corporativo de excelência é preciso guiar passo a passo para configurar sessões de treinamento de alta qualidade, e fazer com que seus funcionários tirem o máximo proveito delas.

Planejamento de treinamento corporativo

O primeiro passo é entender que o treinamento não é uma sessão rápida projetada para transmitir conhecimento superficial. Muito pelo contrário: deve ser bem pensado, planejado e executado para que você possa colher o fruto depois.


Portanto, o primeiro passo para criar seu treinamento se resume a muita pesquisa e estabelecimento de metas. São essas “preocupações” que irão guiá-lo pelo restante do processo e garantir a validade do projeto em que você está investindo.

Pesquise e conheça seu público

Para criar um treinamento realmente eficaz, a primeira coisa que você deve fazer é identificar e entender o público-alvo do treinamento. 

 

  • Quais são as divisões da empresa? 
  • Em quais atividades os funcionários estão envolvidos? 
  • Quais são suas características demográficas e comportamentais? 
  • Quais são seus pontos fracos e pontos fortes? 
  • Como o treinamento pode ajudá-los?


Todas essas perguntas ajudarão você a entender quem será o público treinado e também a determinar outros detalhes, como a abordagem da sala de aula, o tipo de conteúdo que deve ser aprendido e qual deve ser o foco de cada indivíduo.

Compreenda o que a empresa precisa

Conheça os indivíduos ou grupos que serão treinados, mesmo na primeira etapa você deve realizar uma investigação minuciosa das necessidades educacionais e profissionais desses indivíduos e instituições.


É importante nesta fase que você considere não só as opiniões dos colaboradores e gestores por meio de reuniões e questionários, mas também as falhas da empresa, mas também outros documentos como análises de desempenho, pesquisas de clima e pesquisas de satisfação do cliente. 


A partir disso, você obterá um entendimento abrangente da empresa, de suas necessidades e de cada grupo de colaboradores, podendo propor treinamentos mais direcionados, estruturados e eficazes.

Realize análises e diagnósticos detalhados

Uma vez que você tenha informações sobre as necessidades do público e da sua empresa, é hora de analisar detalhadamente esses dados e fazer um diagnóstico simples da situação.


A partir desse diagnóstico, devem ser apontadas as deficiências da empresa e os pontos de melhoria, e então os responsáveis ​​pelo treinamento devem começar a pensar em como resolver esses problemas e desenvolver os funcionários de forma estratégica para a empresa.

Prepare o treinamento

Nesta fase, com a definição do problema e possíveis soluções em mente, é hora de começar a projetar o pensamento de treinamento de uma forma mais operacional e prática. Esses processos são muito importantes para que seu treinamento seja realmente eficaz e foque no que a empresa realmente precisa resolver, trazer benefícios e melhorar.

Defina quem será treinado

Se na primeira etapa você fez um levantamento aproximado do público de sua empresa e suas necessidades, agora é preciso definir mais especificamente as pessoas ou grupos que serão treinados.

 

  • Eles são líderes?
  • A figura estratégica da empresa? 
  • Diretor?
  • Além do mais, quem são essas pessoas? 
  • Quais são seus interesses e quais são suas atividades com a empresa? 


Isso ajudará a definir outros pontos importantes como os temas de cada curso ou módulo, a metodologia durante o treinamento, a linguagem que será utilizada, tudo isso tornará seu treinamento mais eficaz e relevante.


Um treinamento bem planejado pode alcançar resultados incríveis e até influenciar a liderança da sua empresa. Quer saber como fazer isso? Então confira este guia.

Definir metas

Agora que você sabe quem vai treinar e as necessidades desse grupo ou indivíduo, é hora de identificar alguns objetivos específicos que deseja alcançar.


Lembre-se que esses objetivos devem ser sempre definidos em função das deficiências e necessidades do grupo focal, e devem ser bem específicos para que você possa medir os resultados do treinamento ao final.


Por exemplo, se um de seus objetivos é reduzir o retrabalho dos funcionários em uma determinada tarefa, declare isso de forma clara e específica, da seguinte forma:

 

  • Reduzir o retrabalho da equipe X na tarefa Y em 50% em 3 meses.


Outra meta pode ser:

  • Aumentar a produtividade da Equipe X em 30% em 6 meses.


Ao definir metas de treinamento, lembre-se de pensar racionalmente e definir metas que os funcionários possam atingir de forma realista. No entanto, tente também traçar desafios crescentes à medida que buscam se superar e melhorar.

Treinamento em prática

No final, basta executar o treinamento em uma data, local ou período definido, acompanhar o desempenho individual de cada funcionário e determinar a melhor forma de medir o retorno do investimento. Nesta parte, os objetivos específicos que você estabeleceu na segunda fase do projeto de treinamento serão essenciais.


Se você montar um treinamento completo, baseado nas necessidades da equipe e alinhado com a estratégia da empresa, poderá colher os frutos e realmente sentir se está dando certo. Além disso, se você consegue medir os resultados do seu treinamento e eles são satisfatórios, então você já tem um bom motivo para fazer mais práticas de desenvolvimento e melhorar ainda mais o seu pessoal!

Fale com a gente!

Muito além das expectativas, sempre com você no centro.

Na Trilha Carreiras, o cliente está no centro e cada jornada é única. Com um olhar estratégico e personalizado, ajudamos a construir histórias de sucesso para você e sua empresa.

Se é transformação que você busca, #VemPraTrilha 🚀

    Linkedin Instagram Youtube