Blog

Home > Blog > Sem categoria > O que fazer para contratar um headhunter?

O que fazer para contratar um headhunter?

Para contratar um headhunter é preciso realizar uma busca dos profissionais qualificados, entender suas avaliações, analisar a capacidade de network, considerar o tempo médio de contratação e por fim realizar uma entrevista para fechar negócio.

O headhunter é o profissional especializado em recrutamento, que conecta empresas com profissionais que possuem perfis e competências compatíveis com as vagas de emprego.


Em outras palavras, ele é um caçador de talentos que trabalha principalmente com organizações que possuem uma mistura complexa de vagas de emprego e alta administração.


Esse profissional deve ter um sólido conhecimento e compreensão da empresa e de suas necessidades, avaliando detalhadamente o cargo, a função e até mesmo os perfis daqueles que normalmente têm contato direto com o candidato, para que ambas as partes construam uma relação duradoura de confiança e, mais importante, produtividade.


A maior diferença entre um recrutador e um headhunter é o seu network. Ele geralmente é bem relacionado, capaz de construir confiança e sabe onde encontrar as pessoas certas para os trabalhos certos.


Em alguns casos, um headhunter irá aconselhar um candidato a deixar sua empresa e pagar “luvas” ou benefícios ainda maiores para que valha a pena para ele sair para outra empresa.


Um headhunter é uma pessoa muito confiável e que possui grande credibilidade para conquistar a confiança de candidatos e empresas.


Dificilmente um headhunter escolhe pessoas com base apenas em currículos, na verdade ele está procurando os melhores e tem boas chances de contratar os melhores. Por isso, é necessário um processo de coaching e perguntas muito adequadas para saber se o candidato está satisfeito com a empresa em que trabalha ou se deseja um desafio maior.


Com isso, contratar um headhunter é uma opção eficaz para quem está em busca de uma vaga na sua área de atuação, mas ainda não encontrou a oportunidade certa.

Passo a passo para contratar um headhunter

Para contratar um headhunter é preciso seguir o passo a passo:

1. Buscar o profissional

O primeiro passo para contratar um headhunter é buscar o profissional a ser contratado. Para isso, você poderá usar plataformas como o Google, e também as redes sociais. Uma ótima plataforma para fazer isso é o LinkedIn, pois é uma rede focada em conexões profissionais.

Faça uma lista dos profissionais que você encontrou e selecione aqueles que têm experiência e conexões no mercado em que deseja trabalhar.

2. Analise as avaliações

Antes de contratar, é preciso analisar a trajetória dos recrutadores. O ideal é que ele entenda a dinâmica do nicho de mercado e já tenha recrutado outros profissionais da área.


Observe os resultados obtidos pelo headhunter, ou seja, qual o índice de acerto dos indicadores por ele propostos. Além disso, procure referências observando as avaliações de outras pessoas na rede de headhunting ou perguntando a pessoas que você conhece que já o contrataram. Assim, você terá um termômetro do desempenho dele.

3. Atente-se ao networking

A função de headhunter exige que ele mantenha uma rede de relacionamentos dinâmica e diversificada. Se ele não atua com networking, é menos provável que conecte a empresa com profissionais.


Portanto, procure saber quais são os contatos do profissional no mercado, como ele constrói sua rede e quais recursos ele utiliza para recrutar.

4. Considere o tempo médio de contratação

Outro ponto importante a ser analisado é o tempo médio de contratação em decorrência das instruções de headhunting. Isso mostra o desempenho de um profissional e sua capacidade de entregar resultados.


Afinal, se você contrata os serviços dele, é porque quer encontrar vagas o mais rápido possível.


Em geral, no máximo seis semanas é o período ideal de contratação. Claro que pode variar, mas é sempre importante analisar as médias para embasar suas decisões.

5. Agende as entrevistas

Depois de concluir todas as etapas acima, é hora de entrevistar o headhunter que você está pensando em contratar. Essa conversa é fundamental para esclarecer suas dúvidas e entender o perfil do headhunter e como ele atua.


Em outras palavras, é hora de verificar se vocês têm ideias e motivações compatíveis. Este é um relacionamento profissional importante, que precisa funcionar com leveza e transparência.

Empresa de headhunter

A Trilha Carreira Interativa é uma empresa de headhunter que oferece atendimento personalizado para quem busca novas oportunidades. Para agendar uma reunião com um dos especialistas da Trilha, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp clicando aqui!

Fale com a gente!

Muito além das expectativas, sempre com você no centro.

Na Trilha Carreiras, o cliente está no centro e cada jornada é única. Com um olhar estratégico e personalizado, ajudamos a construir histórias de sucesso para você e sua empresa.

Se é transformação que você busca, #VemPraTrilha 🚀

    Linkedin Instagram Youtube